Centro de Controle de Tráfego Aéreo / SADAR + VUGA

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  • Arquitetos: SADAR + VUGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambic
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Leland
  • Equipe De Projeto: Jurij Sadar, Boštjan Vuga, Špela Štern, Tomaž Krištof, Miha Čebulj, Aleksandar Lalić
  • Paisagismo: LANDSCAPE
  • Tráfego: ELEA iC
  • Engenharia Estrutural: ELEA iC (Angelo Žigon, Andrej Pogačnik, Marijeta Gogala)
  • Engenharia Mecânica: CELARC
  • Engenharia Elétrica: ELSING
  • Topografia: ELEA iC
  • Construção: 2009 – 2013
  • Área: 7.996 m²
  • Cliente: Slovenia Control, Slovenian Air Navigation Services, Ltd.
  • Programa: Centro de Controle de Tráfego Aéreo, Escritórios, Auditórios, Restaurante, Academia
  • País: Eslovênia
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Centro de Controle de Tráfego Aéreo / SADAR + VUGA - Imagem 11 de 29
© Miran Kambic

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, que compreende o novo centro de controle aéreo do Aeroporto de Ljubljana, com amenidades e instalações de escritórios, é um objeto altamente exigente e complexo, devido à natureza da instituição que o hospeda. Foi projetado para permitir a segurança e alta atividade operacional, bem como conforto para visitantes e funcionários durante 24 horas por dia, todo o ano.

Centro de Controle de Tráfego Aéreo / SADAR + VUGA - Imagem 18 de 29
Implantação

O edifício está localizado no meio do terreno; no norte há uma plataforma de estacionamento e, ao sul, vegetação alta de jardim. Dentro, o objeto é organizado por cinco níveis de zonas de segurança com controles de acesso em cada passagem. Na medida em que o visitante se move desde a borda, com zonas administrativas e de descanso, maior é o nível das áreas de segurança em direção ao centro do objeto. O projeto compacto serve para melhorar a eficiência operacional, cujos caminhos são curtos e gerenciáveis. A divisão clara em uma planta pentagonal (centro de controle) e duas alas (escritórios e um programa público) oferece fácil orientação interna. Eles são ligados por uma área central de múltiplos níveis com um hall de entrada, restaurante, sala de conferências e uma academia. O hall vertical é um lugar de encontro, de socialização informal e comunicação.

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© Miran Kambic

O Centro tem a aparência de um volume monolítico, abrindo-se para o exterior somente quando necessário. A construção é envolta em faixas envidraçadas e parapeitos de alumínio combinados com brise-soleils, que regulam a intensidade de calor e transmissão de luz para o interior. Os ângulo e dimensões dos brises são determinados pela disposição das janelas e a intensidade da radiação solar relacionadas a elas. A altura dos parapeitos é determinada pelas áreas individuais e a intenção para maiores ou menores aberturas para vista. As janelas são feitas de vidro reflexivo bronze, que refletem as montanhas ao redor. A paleta de cores bege e bronze da fachada reflete visualmente o caráter do edifício de segurança e proteção. A cobertura sobe, transformando-se em terraços, continuando assim o jogo de cortinas e parapeitos na fachada, proporcionando luz natural para as áreas internas, especialmente para a sala de controle no núcleo pentagonal do edifício.

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Corte Longitudinal 1

O edifício foi inaugurado oficialmente em maio desse ano e, desde então, premiado com o ICONIC AWARD 2013, vencedor pelo Conselho Alemão de Design, o GOLDEN PENCIL 2013 pela excelente realização no campo da arquitetura e nomeado para o Piranesi AWARD 2013.

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© Miran Kambic

Andreas Ruby, em citação do relatório de Ouro do júri sobre a excelente realização do projeto:

"Com o projeto do centro de controle de tráfego aéreo, o escritório Sadar + Vuga atingiu algo incrível. Eles conseguiram tornar visível uma tipologia que normalmente não é registrada no radar da nossa cultura arquitetônica. Esta estrutura quer que você olhe para ela, e ela olha para você: suas faixas sinuosas de janelas são coroadas por painéis em balanço, que parecem pálpebras. No interior, a porosidade da fachada resulta em interiores generosamente iluminados, que devolve outro exotismo - a luz do dia em um edifício de controle. O átrio é um poço de luz cuidadosamente esculpido que seria de esperar de uma instituição cultural ou um edifício de escritórios de alto padrão, e é emblemático como uma estratégia de arquitetura para substituir a miséria habitual desta tipologia com uma abundância de cuidado tectônico e consideração sensual. Este investimento em projeto não é um fetiche, mas reconhece o tipo excepcional de trabalho de quem ali trabalha. Agora, a partir do interior, também é possível entender a racionalidade do desenho das janelas e elementos de sombreamento. O tamanho da tira das janelas corresponde à importância hierárquica do programa por trás dele. Graças a este "parametrismo primitivo (Boštjan Vuga) o projeto do edifício nunca cai em arbitrariedades e formalismos, o que pode ser melhor testemunhado no local do que por fotografias. O edifício usa sua forma não como um fim, mas como um meio de transformar as convenções de sua tipologia. Pretende restaurar valor cultural e dignidade a um tipo de construção, muitas vezes, tratado como resíduo ou espaço inconsequente. Pode-se facilmente considerá-lo um edifício cultural ou público, e isso é exatamente o efeito os arquitetos trabalharam para gerar com o seu projeto: para nos fazer repensar o papel de tais edifícios para as nossas cidades e dotá-los de uma maior missão e ambição."

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© Miran Kambic

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Ljubljana Jože Pučnik Airport (LJU), Zg. Brnik 130a, 4210 Brnik, Eslovênia

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Controle de Tráfego Aéreo / SADAR + VUGA" [Air Traffic Control Center / SADAR + VUGA] 24 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760696/centro-de-controle-de-trafego-aereo-sadar-plus-vuga> ISSN 0719-8906

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